Dia Mundial da Limpeza retira mais de 10 toneladas de sujeira da cidade

0
11
Guarulhos é uma das 350 brasileiras que aderiram ao movimento internacional

Equipados com luvas e sacos de lixo nas cores preta e azul, 721 voluntários participantes do Dia Mundial da Limpeza, evento realizado neste sábado (15), em diversos pontos, entre eles o Bosque Maia, o Parque Julio Fracalanza, avenidas e os CEUs Paraíso e Ponte Alta, retiraram um total 10.240 Kg de sujeira espalhada pela cidade.

Entre os materiais recicláveis (5,8 toneladas), os campeões foram os plásticos (copos, garrafas pet, sacos, sacolas, potes de iogurte e embalagens diversas), com 37,5% do total; seguidos pelas bitucas de cigarro (23%); pelos papeis (16,5%), com destaque para as embalagens tetrapak, e pelos metais (latinhas e anéis de lacre de latinhas de alumínio), que somaram 5,5% do total coletado. Já os rejeitos, material sem possibilidade de reciclagem, somaram 4,4 toneladas.

Participação

Guarulhos é uma das 350 brasileiras que aderiram ao movimento internacional “World Clean Up Day”, que acontece simultaneamente em 150 países. O objetivo é retirar o lixo jogado indevidamente nos espaços público e conscientizar a população sobre a importância do consumo consciente e da destinação correta dos diversos tipos de materiais. Na cidade, o evento integra as ações do programa Lixo Zero, coordenado pela Secretaria de Serviços Públicos.

O resultado superou expectativas, conforme afirmou, Edmilson Sarlo Americano, secretário da Pasta. “Tanto a adesão das pessoas que utilizaram seu tempo livre para ajudar na limpeza da cidade, quanto o resultado obtido foram surpreendentes. Temos trabalhado para aumentar a consciência dos munícipes sobre a questão do descarte correto e estes resultados foram acima do esperado e bastante gratificantes”, afirmou.

Colaboraram com o Dia Mundial da Limpeza em Guarulhos: Lyons Clube, Universidade Guarulhos, Asec (Lorenflex, Construcal, Eletroferro, Edubel e Glasser), UBS Vila Rio e EPG Selma Colalillo. Após separação, o material reciclável será destinado às cooperativas de catadores previamente cadastradas.

Resultado

Total de rejeito retirado: 111 sacos de 100 litros (4.440 Kg)

Total de recicláveis retirados: 145 sacos de 100 litros (5.800 kg)

Total de materiais retirados: 10.240 kg (10,2 toneladas)

Plásticos: 37,5% do total

Bitucas de cigarro: 23%

Papéis: 16,5

Metais: 5,5%

Outros: 17,5%

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here