24.4 C
Guarulhos
quarta-feira, julho 17, 2024

Buy now

Alunos com deficiência visual de Guarulhos participam de vivência do esporte Takkyu Volley

Na última sexta-feira (14) alunos com deficiência visual do projeto Práticas Educativas para a Inclusão Social (Peis) e servidores da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão participaram de forma lúdica do campeonato de Takkyu Volley na Rede de Reabilitação Visual Lucy Montoro, no Jardim Humaitá, na capital paulista.

O grupo participou de uma vivência sobre o esporte, no qual os jogadores usam uma mesa de pingue-pongue e misturam elementos de tênis mesa (takkyu, em japonês) e de voleibol. Surgido em uma escola para crianças com distrofia muscular no Japão, o esporte tem como principal diferencial não exigir muitos movimentos nem grandes esforços.

“É incrível identificar como o esporte pode ser adaptado para incluir todos, independentemente das limitações. O evento não só promoveu a inclusão, mas também mostrou o potencial ilimitado que o esporte tem para unir pessoas. A participação no campeonato de Takkyu Volley foi uma celebração vibrante da habilidade e do espírito de equipe”, afirmou a subsecretária Mayara Maia.

O esporte

No Takkyu Volley todos os jogadores permanecem sentados, possibilitando a participação de cadeirantes. A bola tem que rolar sobre a mesa com o uso de raquetes e passar por baixo da rede. É uma disputa por equipes com seis jogadores cada, podendo ser executado por pessoas com e sem deficiência. A experiência aproxima aqueles com deficiência visual e os coloca em igualdade de condições, já que a bola produz um som que possibilita o jogo em equipe.

O campeonato de Takkyu Volley acontece pelo terceiro ano na rede Lucy Montoro. A equipe do equipamento do Jardim Humaitá, composta por pessoas com deficiência visual, irá disputar o Campeonato Sul-Americano na Argentina na próxima semana.

Imagens: Divulgação/PMG

17/06/2024

Related Articles

- Publicidade -

Últimas Notícias