18.9 C
Guarulhos
domingo, julho 14, 2024

Buy now

Cemea Chico Mendes recebe coordenadores pedagógicos para formação em educação ambiental

A Secretaria de Educação promoveu ao longo do mês de junho uma formação para coordenadores pedagógicos em parceria com o Cemea Parque Chico Mendes. A ação ocorreu no mês em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um marco para reflexões sobre o meio ambiente.

Iniciativa tomada a partir de uma perspectiva socioambiental, a ação teve como objetivo mostrar as potencialidades educativas do espaço, abordar seu contexto histórico, as transformações ocorridas ao longo do tempo e o senso de pertencimento desenvolvido pelos munícipes que ocupam o espaço.

A formação em educação ambiental contemplou 185 coordenadores pedagógicos, que tiveram a oportunidade de vivenciar atividades que também são oferecidas aos educandos por meio do programa Mais Futuro, com o projeto #Partiu 360. Dentre as atividades estão as trilhas em meio às árvores, a observação de pássaros, a área de compostagem, a horta educacional, a trilha dos sentidos, o jardim das borboletas e o parque naturalizado.

O biólogo Marcus Vinicius Oliveira falou sobre as diversas espécies de pássaros encontradas no local, informações coletadas a partir da observação e dos registros de um ornitólogo, especialista no estudo de aves. “Durante trinta dias andando pelo parque foram identificadas 39 espécies de pássaros. Ele observava os pássaros no local, identificava e classificava as espécies, colocando em uma lista avifauna (o conjunto de aves de uma região)”, explanou Marcus.

Dentre as espécies encontradas estão pica-pau de banda branca, tucanuçu, maitaca-verde, sabiá-barranco, entre outros tipos de aves. O biólogo mostrou ainda o site colaborativo Wikiaves.com, no qual os ornitólogos do Brasil colocam suas contribuições, tais como o canto dos pássaros, fotos e descrições.

Depois das orientações teóricas, cada coordenador recebeu um binóculo para observar toda a riqueza natural do espaço. Ao transformar teoria em prática, os participantes avistaram o ninho do pássaro joão-de-barro e a árvore pau-brasil, entre outras espécies presentes na Mata Atlântica.

Conexão com a natureza

O Cemea Parque Chico Mendes é um espaço muito importante para a reflexão sobre como os territórios podem ser transformados por meio da ocupação e a respeito do sentimento de pertencimento da comunidade, além de apresentar importantes aspectos ambientais para os seus visitantes.

“O parque possibilita o contato com a natureza e a construção de aprendizagens voltadas para as questões ambientais por meio do que é vivenciado no território”, destaca a chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Denise de Oliveira Camargo.

Para além das reflexões sobre o meio ambiente, no ano passado a Prefeitura de Guarulhos entregou o Cemea Parque Chico Mendes completamente revitalizado para toda a população, com diversas opções de lazer: quadra poliesportiva, quadra de areia, pista de skate, playground, academia popular, entre outros espaços.

Fotos: Divulgação/PMG

Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/26183

27/06/2024

Related Articles

- Publicidade -

Últimas Notícias