25.8 C
Guarulhos
sábado, junho 15, 2024

Buy now

Cempics promove mês de sensibilização para a preservação do meio ambiente

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (Cempics) de Guarulhos dedicará suas atividades deste mês à sensibilização e à preservação ambiental.

A programação inclui oficinas artísticas e ações coletivas que incentivam a reutilização de materiais, promovendo a sustentabilidade. Entre os destaques está a oficina de expressão artística do Grupo Parque das Artes, realizada toda terça-feira, às 9h, na tenda branca, com o objetivo de produzir intervenções no parque, decorando-o com as respectivas cores dos meses estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde e pelo programa Movimenta Saúde. Neste mês a cor marrom foi escolhida para representar a sustentabilidade e a harmonia com o meio ambiente.

Na última terça-feira (4) foi realizada uma oficina de reaproveitamento de sacolas plásticas para a criação de bolsas porta-água, conduzida por uma das integrantes do grupo, Bernadete de Lourdes Bernardino Otílio. A atividade destacou os impactos negativos do plástico no meio ambiente e a importância da reciclagem.

No dia 11, às 9h, haverá a oficina Onde as Biojoias Nascem, oferecida pelo Tear, serviço da Rede Psicossocial da Secretaria da Saúde que promove a inclusão social por meio do trabalho. Nesta atividade, coordenada por Edmarcio Oliveira e Bruno Vizolli, os participantes aprenderão a criar colares de biojoia a partir do reaproveitamento de vidro. Interessados podem se inscrever pelo link bit.ly/OficinaDeBiojoia ou na recepção do Cempics, localizado dentro do Parque Júlio Fracalanza.

Nos dias 18 e 25, às 9h, o artista Zavi (Samir Zavitoski) conduzirá uma oficina de papel machê em formato de folha bordada, seguida por uma sessão de impressão botânica com materiais naturais coletados no parque. Os participantes devem levar uma faca de mesa sem ponta e um pedaço de papelão. As atividades culminarão na exposição Arte em Folha, que será exibida na fachada do Cempics. Inscrições podem ser feitas por meio do link bit.ly/OficinaDePapelMache ou na recepção do centro.

No dia 21, às 8h, haverá a vivência Aquecendo o Inverno, com Telma de Moura Reis e José Carlos Lima Fichtner, que utilizarão a musicoterapia para criar um ambiente de convivência saudável. Já no dia 27, às 10h, Ana Maria Koyama Rabaçal conduzirá uma sessão de Xiang Gong, prática corporal chinesa que promove o equilíbrio e a harmonia entre corpo e mente.

Atividades abertas e permanentes

Além das ações específicas de junho, o Cempics oferece atividades permanentes, como as danças circulares com Priscila Evangelista Silva toda segunda-feira às 9h, oficinas de expressão artística com o Grupo Parque das Artes às terças-feiras, às 9h, e as práticas corporais Lian Gong e Tai Chi Gong com Telma às sextas-feiras, às 10h.

Grupo integrativo

O grupo integrativo, que auxilia os participantes no autogerenciamento de hábitos saudáveis, realiza encontros quinzenais. Nesta quinta-feira (6) a médica homeopata do Cempics, Fernanda Maria Simões da Costa Fujino, abordou a higiene do sono. O próximo encontro está marcado para o dia 27, às 8h15, com Lívia Mitchguian Hotto, que discorrerá sobre o aproveitamento do tempo. Para participar não é necessária inscrição, basta comparecer.

Com essas ações o Cempics espera sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, estimulando práticas sustentáveis e a reflexão sobre o impacto humano no planeta.

O Cempics está localizado no Parque Júlio Fracalanza, que fica na rua Joaquim Miranda, 471, na Vila Augusta.

Foto: Divulgação/PMG

Related Articles

- Publicidade -

Últimas Notícias