24.4 C
Guarulhos
domingo, julho 14, 2024

Buy now

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é marcado por palestra

Uma plateia de cerca de 70 idosos, entre integrantes do projeto Academia na Praça 60+ e do Núcleo de Convivência para o Idoso (NCI), participou nesta quarta-feira (19) da palestra A Efetividade da Garantia de Direitos como Prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa, ministrada pela psicóloga Zina Costa no Centro de Integração da Cidadania (CIC) Guarulhos, na região dos Pimentas.

A ação da Prefeitura de Guarulhos marcou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, e o Junho Violeta, a campanha de conscientização e combate a atos de violência contra idosos.

Especialista em estimulação cognitiva em pessoas idosas, a palestrante abordou maus-tratos domésticos, tipos de violência (física, sexual, econômica/financeira, negligência, abandono, psicológica, autonegligência), o Estatuto do Idoso (lei 10.741/2003) e os serviços ofertados pelo SUS.

Zina também informou sobre locais onde a população pode solicitar orientação e auxílio para casos de violência, como delegacias de polícia, o Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a Defensoria Pública e o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos.

Coordenado pela Subsecretaria de Políticas para o Idoso, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, o evento contou ainda com a presença da diretora do CIC, Ida Rosana de Andrade, e de representante da UBS Cavadas.

Imagens: Divulgação/PMG

19/06/2024

Related Articles

- Publicidade -

Últimas Notícias