ENIAC HackDay propõe soluções tecnológicas para transformar Guarulhos em uma “cidade inteligente”

Hackathon colocará 80 competidores frente à frente para o desenvolvimento de projetos de melhoria em equipamentos públicos da cidade

0
55

O ENIAC – instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior – promove no próximo sábado, 07/03, das 8h às 20h, em seu campus no centro de Guarulhos (Rua Força Pública, 89), o 1° ENIAC HackDay. A inscrição é gratuita e deve ser feita no link https://promocao.eniac.edu.br/hackday. São 80 vagas abertas para o público em geral para este hackathon, que conta com a parceria do Centro de Inovação Tecnológica de Guarulhos (CiTIG), mantido pelo Eniac, e a prefeitura do município.

O ENIAC HackDay é uma maratona de programação na qual os hackers se reunirão durante todo o dia para, com base em códigos e sistemas lógicos, desenvolverem ideias e projetos viáveis para a cidade de Guarulhos.

O tema da ação são as smart cities – cidades inteligentes, em português. Dentro desta proposta, os participantes serão orientados por mentores e divididos em equipes, para propor soluções tecnológicas como, por exemplo, otimizar a utilização dos pontos de ônibus e das praças da cidade, conectando estes espaços públicos com a comunidade. O melhor projeto será premiado com certificações especiais do ENIAC.

“O ENIAC acabou de assinar uma parceria com o município e adotou alguns pontos de ônibus e praças. Os competidores do ENIAC HackDay poderão desenvolver soluções para os diversos setores da vida na sociedade guarulhense, sempre aplicando conceitos de cidades inteligentes, a fim de melhorar a qualidade de vida da população. É claro que se essas novas ideias tiverem relação com esses equipamentos públicos que foram alvo de nossa pareceria, será algo bem positivo”, disse o professor Sebastião Garcia, responsável pelo CiTIG e um dos organizadores do ENIAC HackDay.

O que são smart cities?

O conceito de smart cities tem sido bastante utilizado em vários países do mundo. Na prática, são municípios que prestam serviços públicos com excelência, utilizando a tecnologia de maneira sustentável como forma de conexão, em busca de soluções para a população local.

Embora a ideia seja bastante discutida em todo o planeta, o Brasil possui apenas seis municípios no ranking das 165 cidades mais inteligentes do mundo, da IESE Business School:

São Paulo (116ª), Rio de Janeiro (126ª), Curitiba (135ª), Brasília (138ª), Salvador (147ª) e Belo Horizonte (151ª).

Para o mantenedor do ENIAC, Ruy Guérios, a iniciativa responde à pergunta que ele faz todos os dias ao seu time: “Como podemos inovar e melhorar a sociedade na qual estamos inseridos por meio da educação?”. “Esse é um desafio diário que nos acompanha no ENIAC. Afinal, a única forma de medir o resultado de nosso esforço é entregando valor para a sociedade por meio da educação. E o ENIAC HackDay será um desafio para 80 jovens usarem o conhecimento em benefício da cidade em que vivemos”, apontou.

Serviço

ENIAC HackDay

Sábado, dia 7 de março, das 8h às 20h

Local: Eniac – campus Centro (Rua Força Pública, 89, Guarulhos)

Inscrições: https://promocao.eniac.edu.br/hackday 

Mais informações: maisinformacoes@eniac.edu.br ou pelos telefones (11) 2472-5500 e (11) 99312-5080 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.