25.8 C
Guarulhos
sábado, junho 15, 2024

Buy now

EPG Francisco Antunes Filho recebe oficina de vivência teatral

Na última sexta-feira (17) os alunos do Ensino Fundamental da EPG Francisco Antunes Filho, na Vila Sorocabana, tiveram uma experiência enriquecedora com os atores Marcio Trinchinatto e Renata Konsso, integrantes do espetáculo Dó Ré Mi Fu – O Mundo Fora da Escala. A dupla conduziu duas oficinas de vivência teatral, uma no período da manhã e a outra à tarde. A atividade, inspirada no premiado livro infantojuvenil A Menina que Conversava com a Estrela, de autoria de Trinchinatto, contou com a participação de cerca de 80 alunos.

O livro narra a história de Lara, uma menina que enxerga, sente e fala coisas compreensíveis apenas por quem aprendeu o “Coraçonês”, a língua oficial das estrelas. Da janela de seu quarto no sótão a personagem conversa com uma estrela e se inspira para sugerir transformações na vida de crianças do condomínio em que mora.

A oficina teve como objetivo refletir sobre as ações dos personagens do livro e identificar comportamentos desagregadores que podem surgir na idade escolar, incentivando uma comunicação não violenta entre as crianças como ponto de partida para uma mudança comportamental significativa.

A atividade envolveu integração, percepção de ritmo e espaço, estímulo ao trabalho em grupo, fluxo de linguagem, criatividade, capacidade de observação e concentração, além de promover a prática da leitura e a reflexão sobre comportamentos e sua transformação, especialmente em relação a violência, bullying e preconceitos.

Segundo a coordenadora pedagógica da EPG Francisco Antunes Filho, Audrey Campos Henrique, receber Marcio e Renata foi uma experiência extremamente rica. “Eles proporcionaram aos nossos educandos uma vivência prática de teatro e a oportunidade de dialogar com o autor de um livro que haviam lido. Eles estavam muito animados e ansiosos para conhecê-los e as expectativas foram superadas”.

Além de ler o livro, os alunos escreveram cartas e fizeram desenhos sobre a história, o que emocionou Marcio. “Saímos de casa para dar as oficinas, mas não esperávamos encontrar tanto carinho, amor, generosidade, atenção e curiosidade. A todos da EPG Francisco Antunes Filho o nosso muito obrigado. Queremos voltar!”.

As oficinas e as apresentações de Dó Ré Mi Fu – O Mundo Fora da Escala fazem parte do projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos (FunCultura), com recursos federais da Lei Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura de Guarulhos.

A temporada dessa tragicomédia, que transita entre a civilidade e a barbárie, se encerra nesta sexta-feira (24) no Teatro Oswaldo Mazoni, no Colégio Carbonell (avenida Presidente Humberto Castelo Branco, 2.687, Vila Augusta), com uma sessão acessível em libras e audiodescrição às 20h. Os ingressos estão disponíveis a R$ 20 no site www.sympla.com.br/doremifu. Pessoas com deficiências e seus respectivos acompanhantes têm entrada gratuita. A classificação indicativa é de 16 anos.

Para obter mais informações siga o perfil www.instagram.com/do.re.mi.fu.

Fotos: Divulgação/PMG

Related Articles

- Publicidade -

Últimas Notícias