20 C
Guarulhos
segunda-feira, maio 20, 2024

Buy now

Farmacêuticos levam ações de educação e saúde à população de Guarulhos

Em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado no próximo domingo (5), farmacêuticos da rede municipal de saúde se reuniram na praça Getúlio Vargas nesta quinta-feira (2) para uma iniciativa educativa e de conscientização sobre a utilização correta de medicamentos, bem como sobre o descarte adequado deles, o que pode ser feito diretamente nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

 

A ação, que contou com 15 profissionais, também ofereceu orientações importantes sobre tuberculose, automedicação, dengue e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Foram oferecidos serviços de rastreamento de glicemia, bem como 86 testes rápidos para diagnóstico de sífilis e hepatites B e C. Além disso, 87 pessoas responderam a um questionário sobre o uso racional de medicamentos.

 

Giselle Bartelotti Nunes, coordenadora da assistência farmacêutica do município, ressaltou a importância da iniciativa. “Queremos chamar a atenção para o descarte irregular, pois os sistemas de tratamento de esgoto não são capazes de eliminar completamente as substâncias químicas presentes nos medicamentos. Com o tempo essas substâncias podem causar danos irreversíveis ao meio ambiente e, consequentemente, à saúde das pessoas”.

 

A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Guarulhos, busca estabelecer uma maior proximidade entre os farmacêuticos e a população, enfatizando o papel desses profissionais como especialistas em medicamentos, capazes de alertar sobre os riscos associados ao uso inadequado desses produtos, que podem resultar em sérios prejuízos à saúde e, em casos extremos, à vida.

 

A próxima ação está programada para quinta-feira (9), das 8h30 às 15h, na praça do Seródio, localizada entre a rua Gonzaga e a avenida Coqueiral, no bairro Cidade Seródio.  

 

 

Fotos: Divulgação/PMG

03/05/2024

Related Articles

- Publicidade -

Últimas Notícias