18.9 C
Guarulhos
domingo, julho 14, 2024

Buy now

Filme Rap da Vila Rio estreia no sábado em evento gratuito no Teatro Padre Bento

A Companhia Bueiro Aberto estreia seu mais novo filme, O Rap da Vila Rio, no próximo sábado (6), às 18h30, no Teatro Padre Bento. Além da exibição do filme, o evento de estreia conta com show do grupo Autoestima. A entrada é gratuita e a classificação, livre.

Com direção de Daniel Neves, O Rap da Vila Rio fala da memória periférica por meio dos rappers da região da Vila Rio de Janeiro. São músicos anônimos que iniciaram sua trajetória no começo dos anos 2000 fazendo batalhas nas praças, gravando sons no quarto de casa, cantando a vida no bairro e no mundo, alinhados ao ditado “fale de sua aldeia e estará falando do mundo inteiro”.

Influenciados pelos Racionais MC’s e pela cultura do rap dos anos 1990, eles construíram suas músicas como a voz daqueles que não têm voz, um grito perante as mazelas e uma esperança de futuro. Pelas ruas, vielas, bares, igrejas, espaços culturais, cantaram e continuam a cantar seus sonhos.

Segundo Neves, fazer o filme o fez relembrar a memória e a formação musical que teve no bairro onde mora e viu a cena rap crescer. “Foi uma felicidade imensa entrevistar amigos de longa data que muito me ensinaram no mundo da arte, é uma história que caminha pelas ruas que frequentei a vida toda”, disse o diretor.

O processo narrado no filme reflete a luta do próprio Coletivo Companhia Bueiro Aberto, que construiu a maioria de suas obras também de forma independente, mostrando a resistência de coletivos da periferia.

O Rap da Vila Rio é um projeto aprovado pelo Funcultura com recursos federais da Lei Paulo Gustavo.

Para obter mais informações sobre o filme acesse rapdavilario.blogspot.com ou acompanhe o perfil da Companhia Bueiro Aberto no Instagram (@companhiabueiroaberto) e no YouTube (https://www.youtube.com/@companhiabueiroaberto3479).

Serviço

O Teatro Padre Bento fica na rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade.

Ficha técnica

Roteiro e direção: Daniel Neves

Produção: Renato Queiroz

Fotografia: Marcos Campos, Janaina Reis, Elizabeth Regina

Som direto: Thomas Nascimento, Rafael Vieira

Montagem: Daniel Neves

Mídias sociais: Rafael Vieira

Imagem: Divulgação/PMG

01/07/2024

Related Articles

- Publicidade -

Últimas Notícias