24.4 C
Guarulhos
quarta-feira, julho 17, 2024

Buy now

GCM Ambiental de Guarulhos celebra 15 anos de atuação com mais de 7,5 mil animais resgatados

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos celebrou, nesta sexta-feira (14), os 15 anos de atuação da Inspetoria Ambiental na proteção da fauna e flora da cidade. A equipe já resgatou mais de 7,5 mil animais silvestres, aves, répteis e mamíferos em situação de risco, cativeiros ilegais ou feridos, sendo 1,1 mil apenas entre janeiro de 2023 e junho deste ano.

A comemoração, realizada no Adamastor, também marcou a apresentação de sete novos guardas que se juntam ao efetivo ambiental, totalizando 42 agentes atuando 24 horas por dia em ocorrências, fiscalizações, patrulhamentos e projetos educativos. O programa ambiental “Protegendo vidas, guardando o futuro”, premiado em maio pelo Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança, é um dos destaques da inspetoria.

“Além de ampliar a equipe, vamos renovar todo o armamento dos agentes. Nosso curso de capacitação ambiental já é referência, mas estamos trabalhando para aprimorá-lo ainda mais e, em breve, capacitar guardas de outras cidades”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Márcio Pontes.

Pedro Sarmento, chefe da Inspetoria Ambiental, ressalta a importância da conscientização da população para a preservação da natureza na região. A equipe da GCM Ambiental atua diariamente no combate a desmatamentos, ocupações irregulares, descarte de resíduos, queimadas e soltura de balões, além de resgatar animais feridos. “As questões ambientais e o uso dos recursos naturais precisam da atenção da sociedade”, enfatizou Sarmento.

A GCM Ambiental trabalha pela conservação ecológica de Guarulhos, município cercado por remanescentes da Mata Atlântica, como a Serra da Cantareira, que abrigam diversas espécies ameaçadas de extinção. Em caso de encontro com animais silvestres ou flagrantes de infrações ambientais, a população pode acionar a Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal pelo telefone 153, disponível 24 horas por dia.

Fotos: Diego Frois/PMG

14/06/2024

Related Articles

- Publicidade -

Últimas Notícias