25.8 C
Guarulhos
sábado, junho 15, 2024

Buy now

GCM prende dois homens por crime ambiental no Jardim Novo Recreio

Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos prenderam dois homens nesta quarta-feira (5) por crime ambiental em área de preservação na avenida Silvestre Pires de Freitas, no Jardim Novo Recreio. A equipe ouviu sons característicos de motosserra enquanto efetuava patrulhamento preventivo na região.

No local, que é uma das áreas de soltura de animais silvestres resgatados pela GCM, flagraram os dois acusados e a supressão de diversas espécies arbóreas. Eles não possuíam licença e nem registro para utilização de motosserra, uma obrigatoriedade do Ibama.

Os equipamentos apreendidos foram apresentados na Delegacia de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente e, após laudo pericial, foi lavrado um boletim de ocorrência com base na lei 9.605/98, de crimes ambientais, por destruir e danificar e floresta considerada de preservação permanente e por utilizar motosserra em florestas sem licença ou registro da autoridade competente. Os autores ficaram detidos e à disposição da Justiça.

Proteção ao meio ambiente

A ação criminosa interrompida pela GCM ocorreu no Dia Mundial do Meio Ambiente. Todos os anos campanhas e eventos são realizados ao redor do mundo com o objetivo de educar e sensibilizar a sociedade e governos sobre o meio ambiente e a urgência de protegê-lo.

Com fiscalizações preventivas, patrulhamentos e atendimentos a ocorrências por toda a cidade e em áreas de proteção permanente, a GCM Ambiental trabalha diariamente pela conservação ecológica do município, cercado por remanescentes florestais da Mata Atlântica, como a Serra da Cantareira, que oferecem habitat para diversas espécies de animais ameaçados de extinção.

Fotos: Divulgação/PMG

Related Articles

- Publicidade -

Últimas Notícias