18.9 C
Guarulhos
domingo, julho 14, 2024

Buy now

Guarulhos avança na educação bilíngue para surdos

Guarulhos avança na educação bilíngue para surdos

A rede municipal de Guarulhos tem se comprometido com a educação bilíngue de qualidade para surdos, oferecendo classes bilíngues, curso de português para surdos e outras ações de inclusão. A criação das classes bilíngues, regulamentada em 2019, é um marco importante para garantir os direitos linguísticos, culturais e educacionais dos alunos surdos.

Atualmente, a rede atende cerca de 70 alunos surdos em três polos e retomou o trabalho com surdos na Educação de Jovens e Adultos. A iniciativa visa atender as necessidades específicas de cada criança, valorizar a identidade surda e assegurar seu pleno desenvolvimento.

Em 2022, iniciou-se o atendimento de bebês surdos de zero a três anos, reforçando a importância da família na aprendizagem e comunicação, utilizando Libras como primeira língua e o português escrito como segunda língua.

A Secretaria de Educação promove formações para professores bilíngues, aprofundando as singularidades das crianças surdas e seu processo de aprendizagem. Além disso, oferece curso gratuito de português como segunda língua para surdos no Cemear, com aulas ministradas em Libras.

Durante a pandemia, o programa Saberes em Casa incluiu o quadro Libras em Casa, com o objetivo de tornar o currículo acessível em Libras e difundir o uso da língua entre surdos e ouvintes.

Fotos: Gezer Amorim/PMG Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/26311

04/07/2024

Related Articles

- Publicidade -

Últimas Notícias