24.4 C
Guarulhos
domingo, julho 14, 2024

Buy now

Guarulhos capacita profissionais da rede municipal no combate à asma

Guarulhos capacita profissionais de saúde no combate à asma

Em referência ao Dia Nacional de Controle da Asma (21 de junho), a Secretaria da Saúde de Guarulhos realizou, na última terça-feira (25), uma capacitação sobre a doença para 90 profissionais da rede municipal. O evento, realizado no Adamastor, teve como objetivo aprimorar o diagnóstico, tratamento, plano de ação e monitoramento de pacientes com asma.

A capacitação, fruto da parceria com o International Primary Care Respiratory Group e seu programa Teach the Teacher, foi ministrada pela médica Sônia Martins, especialista em doenças respiratórias. O resultado da mentoria é o protocolo da asma, um material técnico que estará disponível para consulta pública no Diário Oficial de Guarulhos e servirá como guia para os profissionais de saúde, com recomendações atualizadas do Ministério da Saúde.

A asma é um dos problemas respiratórios mais comuns no Brasil, afetando cerca de 23,2% da população. Em 2021, foram registrados 1,3 milhão de atendimentos relacionados à asma na atenção primária do SUS, um aumento significativo em relação ao ano anterior. No entanto, apenas 12,3% dos pacientes diagnosticados têm a doença controlada, o que reforça a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para salvar vidas.

Divulgação/PMG

26/06/2024

Related Articles

- Publicidade -

Últimas Notícias