24.4 C
Guarulhos
domingo, julho 14, 2024

Buy now

Guarulhos capacita profissionais de saúde para o enfrentamento às infecções sexualmente transmissíveis

Nessa semana três importantes encontros reforçaram o trabalho de combate realizado pela Secretaria de Saúde às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e hepatites virais. Nos dias 11 e 12 (terça e quarta-feira), foi realizada uma capacitação em testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. A formação, que ocorreu na Escola SUS, contemplou auxiliares, técnicos de enfermagem, enfermeiros e farmacêuticos de UBS, além de 27 profissionais de serviços especializados em atendimento a HIV/aids.

A capacitação ressaltou a importância da realização dos testes rápidos para a identificação precoce dos casos, bem como as estratégias de prevenção disponíveis como uso de preservativos e de gel lubrificante, imunização contra o HPV e hepatite B, e de profilaxias pré e pós exposição ao HIV. Os testes rápidos oferecem resultados em apenas 30 minutos e, em caso de identificação de alguma infecção, o paciente é encaminhado imediatamente para tratamento nas UBS – no caso da sífilis, e para o CTA ou SAE Carlos Cruz – no caso do HIV ou Hepatites B ou C.

Na manhã desta quinta-feira (13), 48 profissionais de saúde dos Departamentos de Assistência Integral à Saúde, de Vigilância em Saúde e da Coordenação de Urgência e Emergência estiveram reunidos no auditório da Secretaria de Saúde para uma aula de atualização com a médica infectologista Eduarda Jardim, que abordou o tema “Falando Sobre HIV em 2024”. A palestra tratou sobre as tecnologias atuais de prevenção e tratamento, bem como sobre o processo de envelhecimento das pessoas que vivem com HIV/aids. Em seguida a coordenadora do Programa IST/aids e Hepatites Virais, Marina Nairismagi Alves, atualizou as equipe sobre indicadores e ações prioritárias no município.

As capacitações são bimestrais e serão ofertadas até o final do ano para os profissionais de saúde. Neste ano, 107 servidores já foram capacitados para aplicação de testes rápidos.

Diagnóstico e tratamento de ISTs

Em Guarulhos os testes rápidos estão disponíveis em todas as UBS. Nas UPAs e PAs está disponível a Profilaxia Pós Exposição (PEP) para o HIV, medicamento que previne a infecção para pessoas expostas a acidentes com material biológico – tanto em casos de violência sexual como de relações sexuais consentidas. O tratamento deve ser iniciado até 72 horas após a exposição.

Também está disponível a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) no CTA, SAE Carlos Cruz, UBS Ponte Grande, Continental, Santos Dumont e Cumbica “Mário Macca”. Essa medida é indicada para pessoas com exposição frequente ao HIV, como aquelas que têm múltiplos parceiros ou histórico de infecções sexualmente transmissíveis, entre outros fatores de risco.

Em 2024, foram notificados 208 casos de HIV/aids, 336 casos de sífilis adquirida, 235 de sífilis em gestante e 185 de sífilis congênita (passada de mãe para filho). (Fonte: SINAN Net, acesso em 10/06/2024, dados sujeitos a alterações).

Imagens: Divulgação / PMG

13/06/2024

Related Articles

- Publicidade -

Últimas Notícias