Guarulhos celebra 459 anos com a estreia da Gru Sinfônica no Bosque Maia

0
41
4 / 100 SEO Score

A grande festa em celebração aos 459 anos de Guarulhos, que acontece no próximo domingo (8), às 20h, no Bosque Maia, é marcada pelo lançamento e estreia da Gru Sinfônica, a primeira orquestra profissional da cidade, que acaba de nascer. João Carlos Martins, patrono da Gru Sinfônica, é o célebre convidado da noite de estreia e vai coroar o espetáculo com repertório repleto de expectativas e surpresas.

Além de ir na contramão de inúmeros fechamentos de orquestras e grupos sinfônicos, que impactou muitos municípios nos últimos anos, ao criar a Gru Sinfônica, uma orquestra profissional, Guarulhos endossa uma política de valorização da educação e da cultura por meio de investimentos no potencial transformador da música.

Para presentar a cidade de Guarulhos e os guarulhenses, os 50 músicos da Gru Sinfônica dividem o palco com a Orquestra Jovem Municipal num espetáculo grandioso, que soma a participação de mais de 120 instrumentistas, um concerto que promete ser inesquecível.

O repertório escolhido para abrilhantar o aniversário da cidade conta com a execução das Bachianas Brasileiras nº 4, de Heitor Villa-Lobos,Danzón nº 2, de Arturo Marquez, e também dointermezzoda Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, a 5ª Sinfonia de Beethoven, o último movimento da Suíte para Jazz, de Dmitri Shostakovich, Jesus, Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach, e a canção popular italiana Bella Ciao.

Em uma iniciativa que desafia a atual conjuntura econômica e financeira vivenciada pelos municípios, Estados e pela própria União, que têm cortado investimentos em diversas áreas, em especial na cultura, a Prefeitura de Guarulhos está investindo R$ 1,7 milhão, o que significa dotar a cidade de uma orquestra do porte que poucas têm condições de patrocinar.

A Gru Sinfônica é uma iniciativa das secretarias de Educação e Cultura que, aliada à atividade da Orquestra Jovem, faz de Guarulhos referência para a música de concerto no Brasil.

Atuação dos novos instrumentistas

A Gru Sinfônica é parte do projeto Música nas Escolas, que no próximo ano vai atuar nas unidades escolares da rede municipal para promover o ensino, a integração e o convívio dos alunos com o universo da música. Além da oferta de iniciação musical para crianças, o projeto cria uma nova temporada de espetáculos sinfônicos gratuitos, para que a cidade de Guarulhos possa respirar música cada vez mais.

Além dos ensaios e concertos mensais, os instrumentistas vão atuar na elaboração de atividades pedagógicas nas escolas participantes do programa com uma frequência de seis horas semanais, aos sábados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.