24.4 C
Guarulhos
domingo, julho 14, 2024

Buy now

Guarulhos ganha o selo prata no fórum do Programa Estadual IST/aids

Nesta terça e quarta-feira (dias 25 e 26) Guarulhos esteve presente no fórum de dirigentes promovido pelo Programa Estadual IST/Aids. O evento discutiu as metas prioritárias para o enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis e o município acabou premiado com o selo prata de boas práticas em HIV/aids pelo desempenho apresentado na melhoria dos indicadores avaliados.

Na oportunidade foi avaliado o plano de ação implantado, com destaque para a publicação de boletins epidemiológicos das ISTs, ampliação da testagem para HIV, sífilis, hepatites B e C, implantação de novas unidades que ofertam a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), monitoramento da adesão ao tratamento pelos serviços especializados, existência no município de Comitês para a investigação de transmissão vertical e mortalidade por HIV/aids.

As palestras de abertura foram ministradas por Artur O. Kalichman, do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e IST da SVSA/MS, que abordou as diretrizes nacionais para as IST/aids, e Rosa Alencar e Roberto José Carvalho da Silva, da coordenação estadual de IST/aids SP, que abordaram as diretrizes estaduais para as IST/aids.

A equipe da coordenação estadual deu sequência ao evento, abordando as estratégias prioritárias nos eixos prevenção, ampliação ao diagnóstico, assistência e qualidade da informação da vigilância em saúde.

Já nesta quarta-feira o evento esteve focado no Programa de Qualificação de Boas Práticas para os Municípios com Serviços Especializados em HIV/Aids, com os relatos do processo da equipe de facilitadoras do programa de boas práticas em HIV/aids e a posterior cerimônia de premiação Selos de Boas Práticas em HIV/Aids no Estado de São Paulo.

Fotos: Divulgação/PMG

26/06/2024

Related Articles

- Publicidade -

Últimas Notícias