Guarulhos recebe Festival FutbolNet, parceria entre a Prefeitura e a Fundação Futbol Club Barcelona

0
38
3 / 100 SEO Score

O CEU Paraíso-Alvorada recebeu, no último sábado (23), mais de 500 crianças e adolescentes que participaram do Festival FutbolNet, uma iniciativa da Fundação  FCB – Futbol Club Barcelona promovida no Brasil com o apoio da Fundación Mapfre e a parceria da Prefeitura de Guarulhos.

No Brasil, apenas Guarulhos, Rio de Janeiro e, mais recentemente, Diadema firmaram parceria com a Fundação FCB, que busca, através do esporte e da arte, formar cidadãos que valorizem trabalho em equipe, humildade e superação, além de desenvolver a socialização e habilidades como o diálogo na resolução de conflitos.

Ao abrir o Festival FutbolNet, o prefeito Guti ressaltou a qualidade do projeto e o empenho da fundação em acolher as crianças em um trabalho que visa à cidadania, utilizando uma metodologia que reforça conceitos e valores universais de forma lúdica. “Guarulhos está de portas abertas para iniciativas como essa”, disse.

A realização do evento encerrou a primeira fase do projeto construído com a Secretaria de Educação, no âmbito do Programa Escola 360. Somente neste ano, mais de mil crianças dos nove CEUs da cidade tiveram a oportunidade de conhecer e aproveitar as atividades do FutbolNet.

Para alcançar todos esses alunos, a equipe da Fundação FCB promoveu a formação de 18 professores de educação física e artes da rede municipal, sete voluntários e sete professores de educação física da Secretaria de Esportes. O programa não busca a excelência esportiva, mas estabelece a atividade como um fator de socialização, educação afetiva e como uma experiência de convivência. A metodologia favorece a cooperação entre os participantes para que adotem objetivos comuns e vivenciem situações inclusivas.

“A disseminação de valores como educação, inclusão, respeito, confiança e trabalho em equipe são apenas alguns dos aprendizados que o projeto oferece aos participantes. Iniciativas como essa exemplificam para crianças e jovens a importância da cidadania”, afirma Fernando Pérez-Serrabona, representante da Fundación Mapfre no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.