O mês de dezembro será colorido na rede municipal de Saúde

0
21
3 / 100 SEO Score

A partir da próxima semana, as ações de promoção à vida saudável nos serviços da rede municipal de Saúde estarão voltadas para três importantes datas comemorativas do último mês do ano: Dia Mundial da Luta contra Aids (1°), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3) e  Aniversário de Guarulhos (8). Como cada um dos assuntos está relacionado a uma cor diferente, o Programa Movimenta Saúde instituiu o Dezembro Colorido. O objetivo é ampliar a discussão dos temas a partir da realização de atividades de promoção e prevenção.

Para tanto, simultaneamente aos atendimentos habituais, durante todo o mês de dezembro, os serviços de saúde vão desenvolver diversas atividades assistenciais e educativas voltadas aos três temas. Dessa forma, o Dia Mundial de Luta contra a Aids será celebrado na cidade com 30 dias de intensificação da oferta de testes rápidos para a detecção do HIV, sífilis e hepatites virais, além de discussões sobre vulnerabilidade, significado do laço vermelho, estigma e discriminação.

Também estão previstas rodas de conversa para falar sobre o tratamento das pessoas vivendo com HIV/Aids; transmissão vertical do HIV (durante a gestação da mãe para o filho); da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), que consiste na administração de antirretrovirais, para evitar a sobrevivência e a multiplicação do vírus no organismo em casos de exposição ao agente infeccioso; bem como da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV.

Entre outras atrações, a programação do Dezembro Colorido inclui exibição de vídeos, documentários, exposição de painéis e também passeio inclusivo, para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, como é o caso da Unidade Básica de Saúde (UBS) Primavera, que vai levar os usuários com deficiência e seus cuidadores ao Sesc Itaquera, no próximo dia 6, às 8 horas. Da mesma forma, a UBS Nova Cidade levará crianças atendidas pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, no dia 7, ao Zoológico Municipal.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência também será lembrado com abordagens sobre a saúde sexual das pessoas com deficiência, acessibilidade, cidadania, defesa da dignidade, direitos e bem estar dessa população. Já o aniversário de Guarulhos será comemorado na Saúde com atividades para refletir de que forma a história da cidade, a emigração e imigração, o crescimento populacional, a urbanização, a construção do Aeroporto, entre outros fatores podem interferir na saúde das pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.