27.7 C
Guarulhos
sábado, junho 15, 2024

Buy now

Pessoas com deficiência visual assistidas pela Prefeitura participam de trilha em Bertioga

A Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão de Guarulhos, em parceria com a ONG Atitude do Bem, promoveu nesta quarta-feira (22) uma visita monitorada à Reserva Natural Sesc Bertioga, no litoral paulista, para pessoas com deficiência visual assistidas pelo projeto Práticas Educativas para a Inclusão Social (Peis).

Os alunos do projeto conheceram a Trilha do Sentir, a qual possibilitou que conhecessem o que é uma floresta de Mata Atlântica preservada, algumas de suas características e curiosidades e ainda os animais que a habitam, abrindo também espaço para conexão com a própria natureza humana.

“Este evento é um marco em nossos esforços contínuos para propagar acessibilidade e inclusão, proporcionando experiências ricas aos nossos alunos. O entusiasmo dos participantes em explorar a natureza de forma tão acessível e sensorial reforça a importância e o impacto de iniciativas como esta. É um prazer perceber que podemos auxiliar para que todos desfrutem da beleza e da serenidade da nossa flora nativa sem barreiras”, afirmou a subsecretária Mayara Maia.

Mediada por agentes de educação ambiental do Sesc Guarulhos, a atividade contou com diversos recursos de acessibilidade, como mapas e maquetes táteis, guia de balizamento, placas com inscrições em Braille, figuras em alto relevo, corrimãos em diferentes alturas, entre outros.

O espaço seguro para a pessoa com deficiência foi lembrado pelo servidor da subsecretaria Fabio Ogrisio, que acompanhou o grupo na trilha. “Muito bom ter um ambiente seguro, pensado para atender a pessoa com deficiência e que permite o contato tranquilo com a natureza sem barreiras”, disse.

A servidora Vanessa Carrilho também participou da visita monitorada. “Eu, como pessoa com deficiência visual, achei interessante a autonomia que a Trilha do Sentir nos proporcionou. Tivemos a oportunidade única de realizar uma atividade física em meio à Mata Atlântica. Seria ideal que todas as cidades pudessem proporcionar uma experiência como esta”, comentou a funcionária pública.

A Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão integra a Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos.

Imagens: Divulgação/PMG

23/05/2024

Related Articles

- Publicidade -

Últimas Notícias