População de Guarulhos cresce mais que a do próprio país

0
45

Reportagem publicada ontem por esta Folha Metropolitana mostra que Guarulhos é hoje a décima terceira cidade mais populosa do Brasil. Com números oficiais do IBGE, temos hoje um milhão trezentos e setenta e nove mil, cento e oitenta e dois habitantes.

Essa conta é de primeiro de julho deste ano, mostra que estamos a frente de muitas capitais de estado e, de um ano pra cá, acrescentamos uma cidade com mais de treze mil habitantes nessa conta. É a população de muitos municípios brasileiros.

Enquanto o Brasil mostrou uma taxa de crescimento populacional de 0,79 %, a cidade de Guarulhos, mais uma vez, apresentou média muito superior, 0,97%.

Os números do IBGE revelam que a taxa de crescimento populacional do país apresentou queda neste ano. Mas Guarulhos continuou crescendo.

Gostei de saber que, entre os municípios brasileiros, há uma cidade com 781 habitantes. Uma outra, tem apenas 837 pessoas vivendo ali.

Uma está em Minas Gerais e outra no interior de São Paulo. São exemplos de cidadezinhas bem estruturadas com prefeito, vereadores, uma boa escola… E bem menores que o distrito de Fazenda Velha que fica em Cesário Lange, na estrada que liga aquele município a Cerquilho, pouco mais de cem quilometros da cidade de São Paulo.

Fazenda Velha, alcançada pela Rodovia Castelo Branco, não tem Prefeitura, Câmara de Vereadores, Posto de Gasolina, hospital, e nem mesmo uma farmácia. Mas tem mais gente que muitos desses municípios do interior de São Paulo, ou do Nordeste. São trabalhadores nos canaviais de uma usina de açúcar da região. Este é o Brasil.

Quanto a Guarulhos, a notícia de que é uma das treze maiores cidades do país não deixa de trazer também as preocupações naturais provocadas pelo gigantismo. Quanto maior a cidade, maiores são os problemas. Há muita gente aqui que vive como se morasse na Fazenda Velha.

Espalha Fatos

Confirmada para segunda feira, ao meio dia, a transmissão ao vivo de uma entrevista com o prefeito Guti nos estúdios da TV Guarulhos, na avenida Timoteo Penteado.

O programa que vai ao ar, de segunda a sexta feira, na emissora comunitária, marcará a centésima edição do “Espalha Fatos”, que começou a ser transmitido no dia primeiro de abril deste ano com as notícias da cidade quase sempre acompanhadas de entrevistas de figuras expressivas do Município.

O Espalha Fatos já apresentou até agora praticamente todos os pré-candidatos a prefeito da cidade. Será a segunda vez que Guti estará no programa. A entrevista promete.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.