18.9 C
Guarulhos
domingo, julho 14, 2024

Buy now

Prefeitura comemora o Dia dos Avós com festa julina terapêutica

Nesta terça-feira (2) cerca de cem idosos comemoraram com seus familiares a festa em homenagem ao Dia dos Avós, que é celebrado em 26 de julho. Realizada no Ceresi (Centro de Referência à Saúde do Idoso) Centro, a festa envolveu os munícipes assistidos desde a preparação do local, com a confecção de espantalhos decorativos e a colocação de bandeirinhas, até as atividades artísticas e culturais que foram exibidas, como música e trabalhos manuais.

O Ceresi se dedica à atenção à pessoa idosa que sofre de declínio cognitivo ou de fragilidades físicas, condições que limitam tanto o bem-estar físico quanto a vida social dos atendidos. A unidade Centro, localizada na rua Brasilina, atende cerca de 3 mil idosos das regiões Centro e Cantareira. Juntamente às unidades São João e Cumbica, o Ceresi tem mais de 5 mil idosos cadastrados na cidade de Guarulhos.

Foram selecionadas atividades que além de diversão também proporcionam estímulos cognitivos e terapêuticos. Dessa forma, os participantes apreciaram literatura de cordel e poemas, sendo convidados a produzir gravuras e versos. Na tradicional pescaria, cada peixinho trazia frases a serem completadas. Também houve jogos envolvendo cálculos e senso de localização, basquete, arremesso ao alvo e jogo de argolas para refinar a coordenação motora, além de um correio elegante, que trouxe à tona os sentimentos dos idosos por seus pares, familiares e pelos profissionais que se dedicam a eles diariamente. Além de diversão e cultura, foram oferecidos pratos típicos de festas caipiras e sucos.

A gerente da unidade Centro, Regislaine Leôncio Pereira, falou sobre a importância da ocasião para a vida dos assistidos. “Devido às dificuldades que são enfrentadas por pessoas de idade avançada e que sofrem de declínio cognitivo ou físico, sua vida social fica muito restrita, inclusive no âmbito de suas próprias famílias. Fazer uma festa aqui no Ceresi permite que eles se divirtam e desfrutem da companhia das pessoas que os amam e que têm cuidado com eles, e que curtam música, dança, comidas e bebidas sem que se sintam excluídos, fracos ou inadequados ao convívio social”.

As unidades do Ceresi contam com equipes multidisciplinares completas, compostas por corpo de enfermagem (enfermeiras, técnicas e auxiliares em enfermagem), médicos geriatras, clínicos, nutricionistas, fonoaudióloga, psicóloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico, assistente social e odontogeriatra.

Fotos: Marcio Lino/PMG

02/07/2024

Related Articles

- Publicidade -

Últimas Notícias