25.8 C
Guarulhos
sábado, junho 15, 2024

Buy now

Prefeitura de Guarulhos leva pessoas com deficiência a espetáculos de comédia

Na última quarta-feira (22) um grupo de 27 pessoas, entre pessoas com deficiência visual assistidas pela Prefeitura de Guarulhos por meio do projeto Práticas Educativas para Inclusão Social (Peis) e pessoas com outras deficiências, além de seus acompanhantes, assistiram ao espetáculo Stand-Up Comedy com o ator e comediante cego Jeffinho Farias, no Um Show Comedy, localizado no Jardim Santa Mena.

Já no domingo (19) outra turma do Peis com 21 pessoas prestigiou a apresentação do stand-up Primeiro Passo na Comédia, estrelado no mesmo local pelo humorista David Amatto, que é deficiente físico.

“Essas experiências ressaltam a importância da representatividade e do protagonismo das pessoas com deficiência na arte e na cultura. A presença desses talentosos artistas não apenas entretém, mas também educa e abre caminhos para um diálogo mais inclusivo e abrangente sobre pessoas com deficiência”, afirmou a subsecretária de Acessibilidade e Inclusão, Mayara Maia.

Durante as apresentações, que contaram com traduções de uma intérprete de Libras, os artistas interagiram com a plateia, em especial com as pessoas com deficiência.

Participantes

A jovem Juliana Aparecida da Silva Lopes, de 21 anos, foi pela segunda vez a um show da casa. “O stand-up do Jeffinho foi bem legal, principalmente a parte em que ele interagiu com o público”, relatou a aluna do Peis, que pretende ir a outros espetáculos.

Na opinião de Andreia da Silva, de 39 anos, que é deficiente visual, as duas apresentações proporcionaram muita diversão e arrancaram risos. “Eu gostei muito dos shows. Eles são muito engraçados. Foi muito inclusivo para todos nós, deficientes visuais”, disse a assistida pela subsecretaria.

As turmas foram acompanhadas pela servidora da Vanessa Carrilho nos dois dias de espetáculo. “Os shows de comédia realizados por pessoas com deficiência trazem de forma irreverente a realidade do dia a dia da pessoa com deficiência, desmistificando paradigmas preconceituosos presentes em nossa sociedade, principalmente pela falta de convivência com pessoas com deficiência e de informações sobre o assunto”, disse a funcionária pública, que também é deficiente visual.

Vanessa acrescentou ainda que eventos como esse promovem a inclusão. “Em alguns momentos as falas dos comediantes representam nossa realidade de uma maneira leve, divertida e clara, o que contribui para a inclusão de forma tranquila e natural”, explicou a servidora.

A iniciativa foi da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, integrante da Secretaria de Direitos Humanos. Os ingressos foram doados pela produtora.

Imagens: Divulgação/PMG

24/05/2024

Related Articles

- Publicidade -

Últimas Notícias