18.9 C
Guarulhos
domingo, julho 14, 2024

Buy now

Programa que troca recicláveis por alimentos proporciona ganhos reais à população

O programa Moeda do Bem, iniciativa da Prefeitura de Guarulhos que chega ao Jardim Leblon nesta quarta-feira (3), garante aos munícipes alimentos a custo muito inferior ao praticados nos mercados ao trocar resíduos recicláveis por itens não perecíveis como arroz, feijão, macarrão, açúcar e sal, entre outros.

A catadora Maria José Cristóvão, da cooperativa Coop. Reciclável, por exemplo, entregou recentemente cinco quilos de recicláveis e recebeu um pacote de feijão. “Se eu fosse vender esses mesmos cinco quilos ganharia apenas R$ 1,50, e um pacote de feijão custa uns R$ 9 no mercado. Esse programa é muito importante para a cooperativa”, afirma.

Ao mesmo tempo, o Moeda do Bem torna a cidade mais limpa desde maio de 2023, quando foi implantado, ao receber cerca de 9,4 mil quilos de materiais recicláveis desde então, o que representa 1,9 mil quilos de alimentos entregues à população.

“Os preços que a gente encontra no mercado estão muito altos, fica difícil sustentar meus filhos. Muitas vezes não consigo comprar nem um pacote de arroz em qualquer mercado com um quilo de recicláveis que eu acho na rua, mas aqui (no Moeda do Bem) eu pego arroz e feijão ou macarrão”, revela o catador Francisco José Pereira.

No Jardim Leblon, as trocas serão feitas da seguinte forma: a cada cinco quilos de materiais entregues no Ecoponto do bairro o munícipe receberá um voucher que dá direito à retirada de um quilo de alimento no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Centenário. Ambos os equipamentos ficam na rua Araci, 188.

“Nós acertamos em cheio com esse programa. Ele teve uma adesão muito boa do público e isso nos mostra que está funcionando. A cidade está ficando mais limpa e as pessoas que precisavam estão tendo acesso aos alimentos”, comemorou o prefeito Guti.

Outras duas unidades

O programa Moeda do Bem foi criado com o objetivo de aumentar a coleta seletiva, incentivando a entrega de itens recicláveis em pontos diversos do município e mitigando as situações de vulnerabilidade dos munícipes.

Atualmente o programa está em andamento em outros dois bairros: Parque das Nações, com entrega dos resíduos no Ecoponto Pimentas e retirada dos alimentos no Cras Nova Cidade, ambos na rua Itália, 13, e também no Cabuçu, com entregas no Ecoponto Cabuçu, na avenida Pedro de Souza Lopes, 7.800, e retirada na Associação Ação Vida, na rua Orlando Kavakevicios, 73, 79 e 83, Recreio São Jorge.

O programa não engloba todos os materiais recebidos no local de descarte, apenas papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha.

Fotos: Diego Frois/PMG

03/07/2024

Related Articles

- Publicidade -

Últimas Notícias