25.8 C
Guarulhos
sábado, junho 15, 2024

Buy now

Saúde celebra 1º aniversário do CAPS e da unidade de acolhimento infantil Amigo Jovem

Usuários, familiares e profissionais de saúde comemoraram nesta quarta-feira (29) o 1º aniversário do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Unidade de Acolhimento Infantil Amigo Jovem, serviços de saúde mental infantojuvenis que foram inaugurados em maio de 2023.

O evento, que também fez parte das celebrações do mês da luta antimanicomial, contou com apresentação musical de banda formada por profissionais da saúde mental, karaokê, brincadeiras infantis e a exposição de trabalhos artísticos do coletivo Expressarte, grupo formado por adolescentes assistidos pelo serviço. Os presentes também degustaram um delicioso bolo de aniversário, lanches e refrigerantes.

A psicóloga Simone Queli, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), falou sobre as unidades aniversariantes. “O CAPS Amigo Jovem é uma conquista muito importante para a atenção psicossocial de crianças e adolescentes do município e do território, uma vez que garante o acesso a cuidados em saúde mental de forma ampliada, complexa e com importante articulação intersetorial”.

Já a gerente da unidade, Daurineide Alencar, destacou o papel social que o serviço desempenha na vida dos usuários. “Localizado em uma região carente, o serviço impacta muito positivamente também as famílias dos usuários, que podem acompanhar com proximidade os tratamentos que têm como base o cuidado em liberdade, primordial para a saúde mental e a reinserção social dos atendidos”. As profissionais participaram ativamente da implantação dos dois serviços desde o período de obras.

Sobre o CAPS e a Unidade de Acolhimento infantil

Instituídos pela lei 10.216/2001, os CAPS infantojuvenis são serviços da Rede de Atenção Psicossocial que atendem crianças e adolescentes com até 18 anos incompletos que apresentem intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de álcool e outras drogas, além de outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.

O CAPS Amigo Jovem funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, em caráter de demanda espontânea, sem a necessidade de agendamento ou encaminhamento prévio. A unidade é referência para os munícipes das regiões de saúde São João, Bonsucesso, Pimentas e Cumbica e atende, em média, 600 pacientes por mês.

Já a Unidade de Acolhimento infantil Amigo Jovem atende, em ambiente residencial, pessoas de 12 até 18 anos completos e funciona 24 horas por dia. A unidade acolhe jovens de ambos os sexos com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas e que estejam em acentuada vulnerabilidade social ou familiar ou em condições de risco. O acolhimento é definido pela equipe do CAPS de referência, que será responsável pela elaboração do projeto terapêutico singular do usuário, considerando a hierarquização do cuidado e priorizando a atenção em serviços comunitários de saúde. O tempo de permanência na unidade de acolhimento para crianças e adolescentes é de no máximo seis meses, sempre de forma espontânea.

Fotos: Divulgação/PMG

29/05/2024

Related Articles

- Publicidade -

Últimas Notícias