24.4 C
Guarulhos
domingo, julho 14, 2024

Buy now

Soltar balão é crime e é a maior causa de incêndios especialmente nesta época do ano

A Defesa Civil de Guarulhos alerta a população quanto aos riscos envolvidos na prática da soltura de balões. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, mais da metade das ocorrências de incêndio (54%) em um ano é registrada nos meses de junho e julho. O clima frio e seco que é predominante nesse período favorece a propagação do fogo, que muitas vezes tem por causa fatores culturais, como fogueiras festivas e balões.

Embora muito comuns nesta época do ano, a venda e a soltura de balões são crimes de acordo com a lei 9.605/1998, que prevê pena de detenção de um a três anos ou multa, como explica o coordenador da Defesa Civil, Waldir Pires. “A soltura de balões é uma parte muito perigosa da tradição junina, pois causa riscos de incêndios florestais, urbanos e até mesmo aos próprios praticantes, que muitas vezes acabam se tornando as próprias vítimas, seja soltando balões ou buscando resgatar as tochas”.

Na cidade de Guarulhos há ainda um agravante, por abrigar o aeroporto com o maior fluxo de passageiros da América do Sul. “A depender do vento, não há qualquer controle sobre a trajetória de um balão, que pode interferir gravemente no intenso e complexo tráfego aéreo de nossa cidade”, explica Israel Soares, coordenador-adjunto da Defesa Civil.

Além de fogueiras e balões, o uso de fogos de artifício também representa um risco e contribui para o alto índice de incêndios no inverno. Para evitar esses problemas, a Defesa Civil de Guarulhos indica que os locais das festas sejam afastados de áreas de vegetação ressecadas e que a população não utilize rojões e não solte balões, além de evitar as fogueiras.

Denúncias de soltura de balões podem ser feitas para a Polícia Militar pelo telefone 190, e em caso de incêndios o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo número 193. No âmbito municipal, a GCM Ambiental atende a denúncias pelo número 153 e a Defesa Civil atende 24 horas por dia pelo telefone 199.

Fotos: Divulgação/PMG

12/06/2024

Related Articles

- Publicidade -

Últimas Notícias