UBS Jardim Acácio ganha o 16º Espaço de Leitura da cidade

0
33

Proporcionar aos munícipes momentos de prazer e bem-estar ampliando o acesso à leitura. Este é o objetivo do Espaço de Leitura “Livros Livres Voam”, oferecido pela Prefeitura de Guarulhos por meio de parceria entre assecretarias de Educação e Saúde com o Programa Literalmente Isso. Na última quarta-feira (7) foi instaladoo 16º Espaço de Leitura da cidadena UBS Jardim Acácio para que aqueles que circulam pelo ambiente tenham a oportunidade de conhecer e ler um bom livro.

A unidade está localizada na rua Silvestre Pires De Freitas, 2.007, Jardim Acácio, e conta com diversas opções de literatura, tais como livros para o público infantil, infanto-juvenil e adulto. A ação conjunta entre as secretarias permite que crianças, jovens e adultos que utilizam os serviços da unidade se sintam acolhidos, ressaltando a importância do atendimento humanizado.

“Trata-sede uma oportunidade de incentivo à leitura para a população enquanto ela aguarda o momento da consulta. Com o espaço, o ambiente se tornou mais agradável e interessante para as crianças se distraírem, inclusive para os funcionários da unidade, afinal quem lê bem se comunica melhor e fica bem informado”, afirmou Matheus de Lima Cozelato, supervisor da UBS Jardim Acácio, sobre a importância de estimular projetos de leitura.

Era nítida a alegria de Kethelyn Lobo Assis, 6 anos, que, acompanhada de seus pais, folheava uma obra na UBS. “Eu achei muito legal o livro e todo esse colorido que tem nele”, disse.

Atualmente, já foram instalados espaços de leitura em diferentes regiões da cidade:Centro de Atendimento Multiprofissional à Pessoa com Deficiência (CAMPD), UBS Uirapuru, UBS Ponte Alta, UBS Cummins, UBS Cumbica, UBS Jurema, UBS Piratininga, UBS Santa Paula, UBS Flor da Montanha, PA Dona Luíza, Academia da Saúde Cabuçu, UBS Cabuçu, UBS Aracília e UBS Vila Galvão.

O Espaço de Leitura instalado em julho na UBS Vila Galvão também animou os frequentadores da região. “Com a chegada dos livros, as crianças estão mais calmas e interagindo umas com as outras”, contou Ana Cristina Raimundo, moradora da região.

“Enquanto passava pelo corredor pude observar uma criança fazendo uma chamada de vídeo para um amigo, mostrando o painel de livros da UBS e convidando-opara ir ao posto lerem juntos”, observou Karla Grace Oliveira, funcionária da UBS Vila Galvão.

O Espaço de Leitura é fruto de uma da campanha permanente de doação de livros que já arrecadou mais de 600 títulos. Para aqueles que desejam colaborar com o projeto, a Biblioteca da Secretaria de Educação, localizada na rua Abílio Ramos, 122, no Macedo, recebe doação de livros infantis e infanto-juvenis, que são avaliados e etiquetados antes de serem distribuídos nos espaços de leitura.

“É de fundamental importância essas parcerias entre Saúde e Educação visando ao bem comum da nossa população.Nosso desejo é que existam cada vez mais iniciativas como esta, que despertam o prazer pela leitura nos munícipes”, destacou Yolanda Perez, conselheira gestora da UBS Vila Galvão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.