Vereadoras discutem estratégias de atendimento às mulheres vítimas de violência

Integração entre Procuradoria da Mulher do Legislativo e Subsecretaria de Políticas para as Mulheres do Executivo visa dar agilidade aos encaminhamentos

0
16

Mais de 4 mil casos de violência contra mulheres foram registrados em Guarulhos no ano passado. Com a finalidade de aumentar a eficácia do atendimento às vítimas, as parlamentares da Procuradoria da Mulher fizeram uma diligência no Centro de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, no Macedo, na manhã desta terça-feira, 18 de junho.

De acordo com a subsecretária municipal, Vera Lúcia Evangelista de Souza, até dezembro deste ano, a cidade vai ganhar a primeira Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência. “O sonho vai virar realidade.” Souza ressaltou que a casa terá capacidade para atender até 120 mulheres, com biblioteca, espaço lúdico e local para acolhimento de crianças, mas o endereço será preservado em sigilo, por questão de segurança. De janeiro a maio de 2019, foram realizados 945 atendimentos no Centro de Referência: 281 no serviço social; 353 em psicologia; 57 no jurídico; 53 na coordenação; 201 no acompanhamento e 80 no cadastro. Para a vereadora Sandra Gileno (PSL), a defesa das mulheres vai além da criação de políticas públicas. “Este não é somente um trabalho político, mas sobretudo humano”, afirmou.

Segundo a vereadora Carol Ribeiro (MDB), no passado acreditava-se que a violência predominava nas classes mais baixas da sociedade, mas as pesquisas mostram que a violência está crescendo em todas as classes sociais. O Brasil ocupa a quinta posição entre os países que mais assassinam mulheres no mundo, segundo o Mapa da Violência de 2015. Uma das dificuldades é fazer a mulher se reconhecer como vítima, principalmente quando as agressões são psicológicas, e esclarecer a importância do registro do Boletim de Ocorrência com pedido de medida protetiva.

 Serviço:

O Centro de Referência em Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica fica na rua Paulo José Bazzani, 47, no Macedo – ao lado da Secretaria Municipal de Educação. Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 7 às 19 horas. Mais informações pelos telefones 2441-0019 ou 2469-1001.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.