20 C
Guarulhos
segunda-feira, maio 20, 2024

Buy now

Biblioteca Monteiro Lobato recebe últimas apresentações da peça A História de um Lugar

O Grupo Glacê está prestes a encerrar a circulação da peça A História de um Lugar, inspirada livremente no livro Cem Anos de Solidão, do colombiano Gabriel García Márquez. Depois de passar pelo Ateliê Coletivo 308, pelo Espaço Cultural Revoada, pela EPG Jorge Amado e pelo teatro da Unifesp ao longo dos últimos dois meses, o grupo se prepara para realizar as últimas apresentações na Biblioteca Monteiro Lobato, no centro de Guarulhos, neste fim de semana. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados por meio de mensagem privada no Instagram do grupo (instagram.com/glaceteatro).

Nesta sexta-feira (3), às 11h, o Glacê oferecerá ao público um ensaio aberto, proporcionando o acesso direto ao processo criativo. Logo em seguida, das 14h às 16h, o dramaturgo e diretor do espetáculo, Rodrigo Pignatari, conduzirá a oficina Modelagem em Argila – Criação de Lugares. Os participantes terão a oportunidade de explorar a confecção de objetos em argila relacionados à peça, desvendando o processo criativo por trás da construção da própria Macondo, a cidade fictícia do livro que serviu de inspiração para a criação do cenário da história.

No sábado (4), às 16h, o cineasta André Okuma, responsável pela direção e coordenação audiovisual de A História de um Lugar, ministrará a oficina O Vídeo como Personagem na Cena. A atividade, com duas horas de duração, incentivará os participantes a explorar e produzir vídeos curtos que integrem linguagem audiovisual, cenografia virtual e diálogos com os personagens em cena. Às 19h haverá a apresentação da peça.

A última sessão está marcada para o domingo (5), também às 19h. Ambas terão acessibilidade em Libras. Os lugares são limitados, tanto para a participação nas oficinas quanto para assistir às apresentações, portanto é importante garantir os ingressos.

Tanto as apresentações quanto as oficinas fazem parte do projeto contemplado pela Lei de Fomento ao Teatro e à Dança da Secretaria de Cultura de Guarulhos.

A peça

A História de um Lugar é uma experiência teatral imersiva e minimalista na qual o público é guiado pela protagonista Juliana Seabra em uma jornada de 50 minutos de duração, onde são explorados os desafios enfrentados por um grupo de teatro ao chegar em um local desconhecido e transformá-lo em sua própria Macondo, narrando desde sua formação como uma aldeia até sua evolução para uma cidade, abordando temas como disputas de poder, guerra, genocídio e as contradições da modernidade. A peça é recomendada para maiores de 14 anos.

Serviço

A Biblioteca Monteiro Lobato fica na rua João Gonçalves, 439, Centro.

Imagem: Divulgação/PMG

02/05/2024

Related Articles

- Publicidade -

Últimas Notícias