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domingo, maio 19, 2024

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Professores participam de formação com foco nas linguagens oral e escrita das turmas de educação infantil

Ao longo desta semana professores dos estágios I e II se reuniram na Secretaria de Educação para encontro formativo do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil, proposta de desenvolvimento profissional direcionada às redes públicas de ensino no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Na rede municipal de Guarulhos a iniciativa, instituída por decreto federal, fomenta a formação de 170 professores para que possam desenvolver práticas pedagógicas com as linguagens oral e escrita com as turmas de educação infantil.

A formação teve como foco um trabalho que garanta às crianças experiências variadas com as diversas linguagens e por meio da valorização do lúdico, das brincadeiras e das culturas infantis que reconheçam o mundo no qual estão inseridas. A carga horária total da formação será de 126 horas, cumpridas por meio de encontros presenciais e atividades remotas que têm início em maio e seguem até dezembro.

“Os encontros objetivam proporcionar aos professores participantes elementos para que eles possam tornar-se agentes de seu próprio desenvolvimento profissional e assumam uma prática reflexiva sobre suas ações educativas”, enfatizou Solange Turgante, diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas.

Dentre os objetivos do programa, a diretora destacou também o reconhecimento das crianças como sujeitos socioculturais plenos e o posicionamento do professor como mediador de sua aprendizagem e desenvolvimento, na especificidade da primeira infância.

Ao longo dos encontros os participantes terão ainda a oportunidade de aprofundar conhecimentos acerca da complexidade que envolve o desenvolvimento de processos discursivos, da apropriação da linguagem escrita e dos processos leitores realizados pelos seres humanos no decorrer de suas vidas.

Fotos: Camila Rhodes/PMG

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